24 set

Abono PIS/Pasep, quando começa o novo calendário de pagamentos?

 

O pagamento do PIS/Pasep que deveria ter sido liberado em julho aos trabalhadores, foi adiado para o ano que vem conforme decisão do Conselho Curador do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). Este ano o abono seria pago no valor de até R$ 1.100 para quem exerceu atividade de carteira assinada em 2020.

A decisão de adiar o pagamento ocorreu após recomendação da Controladoria-Geral da União, em que com a decisão o governo conseguiu economizar cerca de R$ 7 bilhões, transferindo esse valor para a criação do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e Renda (BEm) que vigorou entre os meses de abril e junho.

Novo calendário

O novo calendário de pagamentos do PIS/Pasep 2020 deve ser disponibilizado aos trabalhadores apenas em janeiro, com pagamentos se iniciando no mês de fevereiro.

Vale lembrar que conforme a Resolução do Codefat que adiou o pagamento do benefício, a Resolução também determina que o pagamento do abono salarial 2020 deva ocorrer no primeiro semestre de 2022.

Com relação as novas datas de pagamento do abono, para liberação do novo calendário, será necessário aguardar o envio da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) por parte dos empregadores no mês de outubro.

Assim, após envio da RAIS são necessários quatro meses para auditoria de informações e identificação dos beneficiários do PIS/Pasep e assim próximo a janeiro a definição do novo calendário deve ser realizada.

Quem recebe o PIS

O Programa de Integração Social (PIS) é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada, e o responsável pelo pagamento do benefício é a Caixa Econômica Federal.

Quem recebe o Pasep

O Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), como o próprio nome diz, é destinado aos servidores públicos e tem como o responsável pelos pagamentos o Banco do Brasil.

related posts

add a comment