18 nov

Especialistas do Ministério da Economia e do TCU debatem os desafios da era digital no governo federal na Semana de Inovação 2020

A reinvenção dos órgãos públicos para enfrentar os desafios da transformação digital. Este foi o tema de um dos painéis da Semana de Inovação 2020, que aconteceu na tarde de ontem terça-feira (17/11). O debate reuniu especialistas do Ministério da Economia (ME) e do Tribunal de Contas da União (TCU). A Semana de Inovação ocorre até a próxima quinta-feira (19/11).

Para o secretário de Gestão do ME, Cristiano Heckert, existem dois principais desafios a serem enfrentados na era digital: o primeiro deles é o desafio cultural, que implica mudar, romper uma inércia; o segundo diz respeito a recursos e processos. “Para enfrentar esses desafios, além do engajamento do servidor público, precisamos de estratégias inteligentes. Estamos criando soluções para desonerar processos que são muito custosos para os órgãos. A digitalização de um processo de trabalho traz um ganho de produtividade enorme, economiza horas de burocracia e libera mão de obra para outras atividades fins, que agregam maior valor ao serviço público”, esclarece.

Já o secretário de Governo Digital do ME, Luís Felipe Monteiro, destacou que a visão de governo único e cidadão único é o que há de mais complexo nessa transformação digital. “Já estamos entre os maiores portais de governo do mundo. São mais de 3.900 serviços num mesmo local, aos quais o cidadão tem acesso com um único login e senha”, afirma.

Até o momento, o Portal Gov.br – que reúne serviços das esferas federal, estadual e municipal do governo brasileiro – atingiu mais de 80 milhões de brasileiros cadastrados. “Estamos trabalhando na interoperabilidade de dados. O sistema é que tem que se comunicar, e não o cidadão ter que correr de um lado para o outro com vários papéis debaixo do braço para resolver sua vida”, diz o secretário.

Plataforma + Brasil

Para o secretário de Soluções de TI do TCU, Felício Ribas Torres, para avançar na execução da estratégia digital é importante buscar parcerias com outros órgãos e ouvir as pessoas, desde o início.  Ao se referir ao controle dos gastos públicos, por meio de transferências voluntárias, Torres falou da importância de agir em tempo real: “Precisamos antecipar o controle para o momento em que a ação está sendo executada. Estamos acompanhando os gestores na construção das políticas públicas, ouvindo e orientando as pessoas desde o início, para que não ocorram erros mais à frente”.

Para ter esse acompanhamento simultâneo do uso dos recursos públicos, em 2019 foi lançada a Plataforma + Brasil, um sistema integrado, por meio do qual os órgãos e entidades realizam toda a comprovação da execução física e/ou financeira totalmente on-line, nas diferentes modalidades de transferências de recursos da União. Até 2022, a Plataforma operacionalizará todas as 31 modalidades de transferências da União, totalizando a gestão de aproximadamente R$ 380 bilhões por ano.

Durante o debate, Heckert ressaltou que a Plataforma +Brasil é um grande exemplo do uso da inteligência artificial na fiscalização das obras e serviços que estão sendo executados pelo país e na prestação de contas do uso do dinheiro público. “Isso impacta positivamente em todo o serviço público. Temos que usar a tecnologia de forma inteligente, para reinventar o governo”, ressaltou.

Semana de Inovação

Esta é a sexta edição do maior evento de inovação em governo da América Latina, que teve início ontem (16/11) e vai até quinta-feira (19/11). Como sede da Semana de Inovação 2020, foi construída uma cidade totalmente virtual chamada Entre Lugar, onde os participantes podem navegar por estandes, arenas, pavilhões, num espaço de construção de futuros possíveis. A proposta, totalmente on-line, reúne mais de 20 mil inscritos em todo o país. Cerca de 100 instituições e 450 especialistas estão envolvidos em 200 horas de programação entre palestras, oficinas, mesas redondas, cursos e outras atrações.

Nesta quarta-feira (18/11), às 14 horas, o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luís Felipe Monteiro, participa do painel “Identidade Digital: tudo o que você precisa saber”, no espaço Trilhas Temáticas – Tecnologia, da Semana de Inovação.

Acesse: https://semanadeinovacao.enap.gov.br/ .

related posts

add a comment