19 nov

Guia orienta estados e municípios na digitalização de seus serviços públicos

A popularização da transformação digital empreendida pelo governo federal, que ultrapassou em outubro a meta dos 1.000 serviços digitalizados no biênio 2019-2020, não deixa de ser acompanhada de uma indagação: “E os estados e municípios, como ficam?”

As respostas sobre como os entes federativos podem empreender suas estratégias de digitalização estão detalhadas no Guia Prático: 10 Passos para a Transformação Digital, que será lançado na Semana de Inovação 2020. A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia compilou experiências bem-sucedidas na digitalização dos serviços do governo federal com o objetivo de inspirar e, inclusive, demonstrar os atalhos para os demais entes federados.

“A partir da experiência acumulada, elaboramos um Guia Prático baseado nos erros e acertos da trajetória já percorrida pelo governo federal”, ressalta o coordenador-geral substituto de Relacionamento e Portfólio da Secretaria de Governo Digital, Marcos Ricardo dos Santos, que apresentará o guia. “Queremos contribuir com os estados e municípios que desejem trilhar seus caminhos de transformação digital sem precisar passar pelas mesmas dificuldades já enfrentadas e resolvidas na esfera federal”.

O Guia foi desenvolvido em parceria com a Aliança pela Inovação e Sustentabilidade, a Corporação Andina de Fomento (CAF), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Nele há, além de orientações, modelos de êxito para inspirar os gestores públicos. A população terá acesso ao Guia na forma online, depois do lançamento.

Para acessar o guia e participar do bate-papo programado na “Trilha Temática: Como a experiência do governo federal pode inspirar a transformação digital do seu município?”, prevista para quinta-feira (19/11), das 14h às 15h50, basta se inscrever gratuitamente pelo endereço semanadeinovacao.enap.gov.br .

Conheça os 10 passos

Resumidamente, o Guia apresenta os seguintes passos:

1. Monte um time dedicado e invista na governança;

2. Institucionalize a estratégia;

3. Delimite o universo;

4. Tenha um plano de longo prazo (mas comece pelos serviços pequenos);

5. Construa uma estratégia digital unificada (mas valorize os setoriais);

6. Pense no todo, mas busque entregas rápidas;

7. Abrace o mínimo viável (e escute os usuários sempre);

8. Priorize a nuvem;

9. Esteja aberto a parcerias;

10. Comunique o tempo todo.

Cada um desses itens é dissecado no Guia com exemplos de ações. Todos os entes federados também são convidados a participar da Rede gov.br, espaço onde as experiências de transformação digital são debatidas com o governo federal e aperfeiçoadas de forma constante.

Hoje, 12 Unidades da Federação (UFs), além de 17 municípios, participam da Rede gov.br: Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Amapá, Santa Catarina, Amazonas, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Pernambuco.

“O governo federal vem trocando há dois anos experiências com os entes federados e outros participantes da Rede gov.br. Esta é uma compilação de boas práticas que aprendemos com nossos projetos, o diálogo com estados e municípios e com a aplicação prática. Geramos um ambiente colaborativo permanente”, acrescenta o secretário adjunto de Governo Digital, Ciro Avelino.

related posts

add a comment